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Arquitetos: Tamás Nagy
- Área: 1340 m²
- Ano: 2007
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Fotografias:József Hajdú
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os três elementos do edifício - a igreja, a paróquia e a casa comunitária - envolvem um pátio externo em forma de um quadrado. Este pátio logo será um jardim com árvores e flores, com uma fonte no meio. Assim como eram nos monastérios antigos.
Esta foi a inspiração para o projeto, a diferença é que este pátio está aberto em uma das laterais - que está limitada por um gradil - representando uma mensagem importante para o mundo: seja bem vindo, nós estamos abertos. Assim que o parque foi acabado, a fonte de água do pátio fluirá como uma água e se comunicará com um lago. Esse movimento reforça a ideia de conexão entre o interior e o exterior.
O sistema do serviço parece emblemático: as circulações envidraçados contornam o pátio e se abrem em frente à área comunitária. Aqui funciona a residência e escritórios da paróquia, as salas da casa comunitária e o espaço da igreja estão configurados como a forma da letra U.
Como as três alas do edifício cercam o pátio, as galerias em U envolvem o abside, que é onde a igreja está orientada, e conformam o ponto central do edifício. É também o único arco do conjunto que difere dos outros elementos, não apenas pela forma, mas também pela sua cor.
As 63 janelas coloridas contém mensagens escondidas. Como resultado da pesquisa sobre o compositor holandês Alezander Skrjabin, foi criada uma matriz, onde cada nota representa uma cor. Com base neste código de cor que representa uma nota musical, forma-se o canto Kyrie Eleison nas janelas da parede curva.
As cores da igreja - talvez puro demais ou estranho demais para alguns - é para reforçar sua exaltação. Dependendo do horário do dia, os espaços da igreja estão banhados de luz ou numa delicada penumbra, mas o lugar da eucaristia permanece no centro de nossa atenção.
A capela junto à igreja é propositalmente mais simples, com suas aberturas transparentes é um espaço de oração e serenidade. Construir uma igreja sem a torre era um estilo na arquitetura sacra do século XX, mas a igreja deve ser um marco do começo do século XXI tanto para a Hungria e para Europa, onde o evangelismo é necessitado. Acredito que a torre de sete pavimentos da Igreja Católica Romana de Gödöl será símbolo de sua presença.